Veja como escrever um artigo ensinando a solicitar segunda via

Veja como escrever um artigo ensinando a solicitar segunda via

dezembro 8, 2020 0 Por mariaraylen

Hoje em dia existe tutorial para tudo, inclusive para pedir a rede Celpa 2º via das faturas, e muitas pessoas desejam criar blogs fazendo tutoriais para ajudar ao seu público em todas as etapas.

Escrever textos e artigos explicando como fazer algo deve permitir que a pessoa entenda facilmente o que está sendo explanado, dessa forma, abaixo vamos conferir algumas dicas de como fazer esse processo com sucesso!

Dicas para escrever tutoriais

Abaixo vamos conferir algumas dicas de como escrever tutoriais bem estruturados, confira mais:

Comece dividindo seu texto

Saiba que sua redação realmente precisa estar disposta em duas partes, são elas: material e instruções. Lembre-se que a primeira deve conter todos os objetos necessários para a realização de determinadas atividades. 

Além disso, para poder redigir essas instruções, será preciso que você se lembre de todo o procedimento necessário para atingir o objetivo desejado, sendo assim, procure dividir o procedimento em passos e organize-os para que esse leitor consiga seguir cada item de forma linear.

Procure fazer uma introdução

Para que seu leitor se prepare da forma correta, saiba que seu texto deverá conter uma introdução completamente explicativa, sendo que o primeiro parágrafo deve ser essencial para chamar a atenção de seu leitor e inseri-lo dentro do contexto necessário para que a tarefa seja realizada. 

Sendo assim, você deverá explicar rapidamente como todo o processo deve ser feito, sendo assim, o leitor não será pego de surpresa, principalmente depois de completar diversos passos do tutorial.

Se organize

Veja bem, se você realmente não for uma pessoa objetiva, procure pedir para que alguém leia seu texto, depois edite-o, procure descartar tópicos completamente desnecessários. 

Lembre-se ainda, que os passos do procedimento simplesmente podem estar organizados de diferentes formas, logo, você pode numerá-los ou ainda fazer uma espécie de texto corrido. 

Se porventura escolher a segunda opção, seu texto precisa conter introdução, desenvolvimento e conclusão, assim como toda a redação.

Esse processo todo acaba sendo importante para as pessoas que estão realmente começando a escrever, que desejam criar blogs ou ainda que querem chegar mais perto de seu público.

Cuidado com a linguagem

Para escrevermos, depois de definirmos nosso público alvo, e estabelecermos a persona para a qual estamos escrevendo é importante entender como começar a moldar o texto de acordo com os dados colhidos.

Sendo assim, defina bem a linguagem de seu público alvo, afinal, é através dela que você se comunicará e irá finalmente estruturar suas ideias. 

Um bom exemplo disso, e que se pesquisas definirem que seu público alvo são pessoas entre 25 e 35 anos, elas geralmente possuem características mais modernas e gostos por temas que tendem a ser tendências.

Dessa forma, você pode e deve apostar em uma linguagem mais informar, poderá usar ainda termos mais simples, sempre buscando relacionar o que deseja falar com temas e questões da atualidade.

Depois de definir bem a linguagem, seus textos fluirão tranquilamente, procure ir adequando conforme o público vai se modificando!