TAG Dicas de SEO – Aprenda de uma vez por todas o porquê repetir palavras-chave não funciona mais!
novembro 24, 2022Se você está constantemente estudando sobre SEO, com certeza já ouviu falar no quão importante é utilizar os termos certos para atrair visitantes e conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
No entanto, repetir palavras-chave pode não ser uma estratégia muito inteligente e acabar, até mesmo, prejudicando o seu site ou blog. Ou seja, é uma tática que não funciona mais!
Portanto, continue lendo a seguir para saber o porquê não é aconselhável fazer tais repetições e o que você deve fazer.
A história da densidade das palavras-chave
No ano de 1990, quando surgiram os mecanismos de busca, repetir palavras-chave várias vezes em uma página não só agregava densidade a keyword, mas também dava relevância ao conteúdo.
No entanto, se uma pessoa deseja se tornar um verdadeiro especialista seo, precisa ter em mente que hoje em dia essa prática pode ser penalizada pelo Google, por ser considerada uma estratégia black hat (técnicas de SEO vetadas pelo Google por contrariarem as boas práticas recomendadas pelo site e pelo Google EAT).
Isso passou a ocorrer pois, no começo, essas palavras-chave eram utilizadas sem nenhum bom senso. Alguns profissionais até as colocavam em modo oculto para o usuário ou apenas no código-fonte, fazendo com que as páginas ficassem bem posicionadas no buscador.
A partir disso, começaram a surgir ferramentas que podiam calcular a densidade de keywords, ou seja, calculavam o percentual de vezes que uma palavra aparecia ao longo do texto, comparando com o total de palavras na página.
Repetição excessiva pode trazer punições
Essa tática de repetir keywords se tornou muito popular, o que fez com que muitas pessoas começassem a fazer uso da forma errada para ganhar um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Como foi dito anteriormente, foram criadas ferramentas para identificar tais repetições. Uma delas, são os robôs de busca modificados, chamados de keyword stuffing. Eles não só desconsideram as repetições em excesso em um determinado artigo e no código-fonte da página, como também penalizam o site derrubando posições nas páginas de resultados de busca (SERP).
Como criar páginas relevantes para o Google, sem correr o risco de ser punido?
De acordo com profissionais de SEO, o ideal é que haja uma densidade de palavras-chave entre 1% e 3%, pois acima disso o Google já considera como estratégia de keyword stuffing. Ou seja, sua palavra-chave não deve ser repetida mais de duas ou três vezes a cada 100 palavras.
Além disso, uma dica muito importante é não se preocupar com números exatos de palavras-chave utilizadas, pois o mais relevante é escrever um conteúdo interessante para o usuário. Muitos redatores se esquecem disso, mas os buscadores também são capazes de identificar um bom conteúdo, além da densidade de palavras-chave utilizadas.
Portanto, o segredo é: número de repetições da palavra-chave / total de palavras x100. Então, se você escrever um artigo de 500 palavras e repetir sua palavra-chave 10 vezes, terá uma densidade de 2%.
Ademais, foque em escrever um conteúdo útil e interessante, busque imagens atraentes e pense em títulos criativos. Sem esses pontos importantes, não há palavra-chave que faça com que seu conteúdo se destaque.