Jornalismo: Dicas Para Uma Boa Redação

Jornalismo: Dicas Para Uma Boa Redação

janeiro 22, 2021 0 Por mariaraylen

As boas práticas de SEO são fundamentais para escrever um texto de bom posicionamento no Google. Se você deseja fazer uma redação jornalística e quer gerar mais leitores para o seu texto, a estratégia de marketing SEO, não pode deixar de ser utilizada.

Mas, uma redação jornalística apresenta características diferentes de qualquer outro texto. Além das práticas de SEO é preciso se atentar para alguns outros pontos. Se você é da área do jornalismo e deseja fazer um texto de sucesso, confira essas dicas.

1.Faça um título criativo

A redação jornalística é um tipo de texto que para gerar leitores é preciso chamar a atenção a partir do título. O título é a parte fundamental do seu texto . Ele será o fator decisivo para um leitor desejar ler o seu texto ou não. 

Você pode ter feito um conteúdo incrível, com informações seguras e um português impecável. Mas, se o seu título não for atraente, será como jogar todo o restante do texto no lixo.

Independente do assunto que você estiver falando, crie um título que desperte o interesse do seu leitor. Após criar o seu título pense: se eu visse esse título, eu ficaria interessada em ler esse texto? Pedir a opinião de outras pessoas também é uma boa estratégia.

2.Se coloque no lugar do leitor

Se você quer fazer uma redação jornalística de sucesso, você precisa se colocar no lugar do seu leitor. O que você gostaria de ler? Como você acha que um texto deve abordar aquele assunto?

Procure criar uma persona. Isto é, um personagem que reúne todas as características principais do seu leitor. Isso ajuda a definir o seu público-alvo e ter mais clareza sobre as necessidades de seu público. 

3.Escreva frases curtas

Infelizmente vivemos em um país onde a leitura não é muito valorizada. O país, seguindo a linha de desenvolvimento da globalização, está produzindo cada dia mais uma sociedade imediatista e superficial. 

As pessoas não têm tempo para ler textos longos. Elas querem ir direto ao ponto, sem rodeios. Como a redação jornalística é um texto que tem como principal objetivo informar o leitor, essa linha de comportamento também precisa ser seguida. 

Logo, escreva o seu texto com frases curtas. Foque na objetividade do assunto. Informe e não rodeie. Isso melhora a experiência de leitura do seu leitor, deixando a leitura mais agradável e confortável de se fazer.

4.Comprove suas informações 

Certamente você não deseja que sua redação jornalística seja um texto “meia boca”. Se a principal função de um texto de jornalismo é informar, as informações precisam ser passadas de fontes seguras. 

Por isso, antes de passar qualquer informação certifique-se de que ela é verdadeira. Utilize referências e fontes confiáveis de onde você achou esses dados. É importante se apoiar em dados científicos, jornalistas confiáveis e nunca em achismos. 

Achismos nada mais são do que opiniões e opiniões são particulares e singulares. O fato é isento de opiniões e pontos de vista. É com ele que você trabalha. Por isso, comprova as informações do fato com fontes seguras.