Dicas de marketing de banco de um profissional

Dicas de marketing de banco de um profissional

abril 6, 2021 0 Por mariaraylen

Para as instituições financeiras que buscam melhorar a eficiência e a lucratividade, a gestão do risco de crédito é crítica.

No entanto, igualmente importante é como comercializar a instituição da maneira certa. Hoje vamos falar sobre algumas maneiras de ajudar os bancos a expandir seus negócios.

Os P’s de marketing bancário

Você, como muitos banqueiros, acha que pode precisar fazer algo diferente para o marketing do seu banco, mas não tem certeza do que é?

Há cerca de 30 anos, havia quatro componentes universalmente reconhecidos como a base do marketing: Produto, Preço, Local (distribuição) e Promoção. Nós os chamamos de quatro P’s.

Adivinhe – os cientistas de marketing se ocuparam e descobriram mais P’s. Muito mais P’s. Eu li um artigo afirmando que agora havia 27 P’s – sim, você leu certo – com potencialmente mais a caminho.

É tudo por causa das mudanças na forma como vivenciamos o mundo e como nosso mundo se tornou muito mais amplo como resultado.

Nesta nova era, o cliente está no controle e não tem medo de que você saiba disso.

Isso significa que agora você tem que ir além e se esforçar mais para ser relevante. O marketing não é mais slogans cativantes e brindes de brinquedos de pelúcia.

Agora é garantir que cada elemento da experiência do cliente esteja alinhado para que as expectativas que você cria correspondam à experiência real de seus clientes – em cada ponto de contato.

Não se preocupe – acho que os quatro P’s básicos ainda são o lugar para começar e os 27 são realmente exagerados.

Então, aqui estão meus votos para o próximo conjunto de P’s de marketing para banqueiros:

Público-alvo

O centro de seus esforços de marketing deve ser definir seu cliente-alvo, o segmento da população e / ou comunidade empresarial que você deseja conquistar e manter como clientes.

Pessoas

Uma experiência superior para o cliente se resume a seus funcionários, as pessoas com quem você interage com os clientes.

Eles são inteligentes, profissionais e agradáveis ​​e podem realmente ajudar seus clientes? E enquanto você está contratando e treinando as pessoas certas, não negligencie como você as motiva.

Por isso, se os clientes querem carta de credito contemplada veículo bradesco, saiba como informar e vender isso para eles.

Processo

O que você faz com que os clientes abram uma conta ou resolvam um problema? É fácil e indolor, transparente e evidente, ou eles precisam de um manual de instruções?

Se eles ligarem para você, quanto tempo leva para chegar à pessoa que pode realmente ajudá-los e quantas mensagens gravadas eles precisam ouvir primeiro?

Seu cliente está ocupado e deseja um processo simples para obter respostas e ajuda.

O mantra “simples é bom” também se aplica aos seus funcionários. Se criar um novo produto ou serviço é uma tortura, eles encontrarão maneiras de não vendê-lo.

Posicionamento

É a sua marca, sua reputação, aquilo pelo que você é conhecido. Neste admirável mundo novo, ninguém pode ser tudo para todas as pessoas.

Ser igualmente bom em tudo significa não ser muito bom em nada. Portanto, você tem que definir um nicho de mercado e, em seguida, atender às necessidades dessas pessoas muito, muito bem.