Como criar um blog de receitas? Quais são as melhores estratégias de marketing digital para aplicar? Descubra hoje!
outubro 3, 2022Se você gosta do ramo de culinária, já deve ter ouvido alguém falar para você criar um blog e divulgar na internet sua paixão pela culinária. Isso é uma ótima ideia, mas você sabe criar um blog de receitas?
Essa é a dificuldade de muita gente que decide fazer parte do mundo virtual. Para quem não tem muita intimidade com a internet, pode ser difícil o processo para ter um site. Mas neste artigo, vamos te dar algumas dicas úteis para você criar seu blog e também vamos te dar algumas dicas de estratégias de marketing digital para tornar seu blog um sucesso.
Como criar um blog de receitas?
Vamos começar ensinando como criar um blog. A primeira coisa que você precisa decidir é a plataforma que irá usar para ter o seu site. Nós aconselhamos utilizar o WordPress. Ele é gratuito e muito fácil de navegar. Também é preciso escolher uma boa hospedagem, mas a nossa dica é sempre optar pelos planos pagos.
Agora vamos a outras dicas importantes para criar um blog.
Defina o seu público- alvo
Você precisa definir o seu público-alvo. Para isso, pense para quem você pretende ensinar suas receitas. São receitas para crianças? Para os pais? Para os idosos? É receitas de almoço de domingo? Para quem pretende trabalhar com elas? Responder essas perguntas vai te ajudar a definir seu público.
Escolha o nome do blog
Outra dica importante é escolher bem o nome do blog. Tente escolher algo que tenha a ver com a sua história ou com a culinária. Evite colocar um nome genérico. Lembre-se que esse blog vai ser um sucesso e o nome será a sua marca.
Trabalhe o visual do blog
O visual do blog também é importante para os negócios, por isso, escolha um tema clean, deixe a página do site com um visual limpo e agradável. Isso vai ajudar a fortalecer a marca.
Melhores estratégias de marketing digital
Agora vamos as melhores estratégias de marketing digital para que seu blog seja um sucesso.
Invista em redes sociais
As redes sociais são extremamente importantes para quem tem um blog de receitas. Por isso, invista nas principais que são o Facebook e o Instagram.
Invista em conteúdo de qualidade
É muito importante investir no marketing de conteúdo com qualidade, pois somente passar a receita em seu blog não é o suficiente para prender a atenção do leitor. Além de serem importantes para divulgar seu blog, por meio delas também é possível fazer negócios.
Por exemplo, você pode criar um conteúdo com o título “Como vender bolo de pote pela internet” e dar algumas dicas. Mas quando você se aprofunda em cada dica, dando até mesmo o pulo do gato, o leitor fica mais tempo em seu blog e isso conta muito.
Tenha um canal no Youtube
Uma estratégia de marketing digital que vale ouro – tenha um canal no Youtube. Hoje em dia as pessoas estão consumindo mais conteúdos em vídeos e isso é uma tendência. Além disso, ter um canal de vídeos, vai fortalecer a marca de seu blog.