As melhores dicas de escrita persuasiva para empresas associadas à indústria do plástico [2023]

As melhores dicas de escrita persuasiva para empresas associadas à indústria do plástico [2023]

abril 25, 2023 0 Por Redação euseiescrever

Seja para atrair novos clientes ou fidelizar os já existentes, a escrita persuasiva é uma ferramenta importante para empresas associadas à indústria do plástico. Afinal, a concorrência é acirrada e é preciso destacar-se no mercado. 

Mas como escrever textos que realmente persuadem o leitor? Neste artigo, vamos apresentar as melhores dicas de escrita persuasiva para empresas de materiais plásticos, para que você possa alcançar resultados incríveis com suas campanhas de marketing. Acompanhe!

1. Foque na definição da big idea

Ao escrever um texto persuasivo para sua empresa associada à indústria do saco plástico transparente, é importante ter uma Big Idea clara em mente, que guiará todo o seu conteúdo. 

Essa ideia central será a hipótese que você defenderá ao longo do texto, garantindo que seu leitor fique com a mensagem gravada em sua mente e evitando a tentação de escrever sobre diversos assuntos sem relação com sua argumentação. 

A clareza de pensamento é fundamental para uma boa escrita, que deve ter como base uma única boa ideia. Lembre-se que suas primeiras ideias podem ser ruins ou lugar-comum, mas a persistência no brainstorming e na criação é o que gera o fator de genialidade em tudo o que você escreve. 

2. Atente-se na criação da headline ou título

Na escrita persuasiva, o título é a primeira impressão que o leitor terá do seu texto. Por isso, é importante diferenciar a Big Idea do título. Enquanto a Ideia Central é a hipótese que será defendida ao longo do texto, o título deve chamar a atenção do leitor, despertando sua curiosidade. 

Para se destacar em um mercado maduro, é preciso evitar títulos batidos e apresentar uma ideia importante sob uma perspectiva inédita, além de mostrar um benefício claro para o leitor. Com esses princípios em mente, é possível criar títulos persuasivos que impulsionem a sua mensagem e geram resultados para a sua empresa.

3. Faça promessas que funcionam

Para ter sucesso em suas estratégias de marketing, é preciso dominar a arte da escrita persuasiva. E para empresas associadas à indústria do plástico, essa habilidade é ainda mais crucial. No entanto, nem sempre é necessário ser direto ao mencionar o produto logo no início. 

Às vezes, é mais eficaz apresentar uma grande promessa no título, que aparece na primeira e na última linha, e depois trabalhar para convencer o leitor de como seu produto pode ajudá-lo a alcançar essa promessa. 

Esse tipo de abordagem funciona especialmente bem com leads que já estão conscientes do problema e precisam apenas de um empurrãozinho para realizar a compra. E, mais do que o que o produto pode fazer pelo cliente, é importante destacar como ele fará o cliente se sentir enquanto usa o produto e como será visto pelos outros.

4. Use argumento de autoridade

O uso do argumento de autoridade é uma das principais estratégias da escrita persuasiva. Ela consiste em utilizar uma citação de uma pessoa reconhecida no meio para reforçar uma ideia ou argumento. 

Por exemplo, se você estiver escrevendo sobre o descarte de plástico, pode citar pessoas influentes na área e seus conceitos para validar suas ideias. A autoridade de pessoas reconhecidas é um poderoso instrumento de persuasão.

Essa técnica é amplamente utilizada em trabalhos acadêmicos, como TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado, pois a prova social é fundamental para convencer as bancas de avaliação. 

Além disso, no mundo dos negócios, a citação de autoridades do mercado pode agregar valor e credibilidade ao conteúdo produzido, fortalecendo a imagem da empresa.