As 4 melhores dicas de escrita persuasiva para fintechs e bancos
dezembro 13, 2022Com tantos bancos e fintechs hoje no mercado, a instituição precisa fazer algo para se destacar diante da concorrência. Isso é ainda mais importante no mercado digital. No passado os bancos não precisavam se preocupar com o marketing e propaganda na internet, apenas com o marketing tradicional.
Com o avanço da tecnologia, hoje a realidade é bem diferente para os bancos. No caso das fintechs, o marketing para atrair mais clientes também é essencial para alcançar o seu sucesso. Bem, por tudo isso, é que a escrita persuasiva é indispensável. Ela é uma estratégia de marketing digital e vamos ver as 4 melhores dicas dessa escrita para fintechs e bancos.
Mostre os benefícios
Essa é uma dica infalível que deve estar na escrita persuasiva de uma fintech ou banco. As pessoas no mundo todo são atraídas por vantagens e benefícios. Mas como elas irão saber disso se não estiver claro nas propagandas?
Toda empresa que deseja atrair mais clientes para seu negócio precisa deixar os benefícios em evidência. Por exemplo, quais os benefícios de uma fintech? Não são elas menos burocráticas, mais especializadas, tecnológicas, atendendo a todas as necessidades?
As fintechs precisam mostrar os benefícios de seus serviços ou produtos como empréstimos, conta digital, pagamento de contas online, cartão de crédito, pequenos seguros, investimentos, serviços para pessoa jurídica e muito mais. O mesmo vale para os bancos.
Use uma linguagem clara
Já pensou se as instituições bancárias e as fintechs, aqui no Brasil, oferecessem cartão de crédito com a frase: “Get APPROVED For ANY Credit Card”? Será que isso atrairia mais clientes para seu negócio?
Não existe nada de errado em usar uma frase em outra língua em suas propagandas, mas o banco ou fintech que deseja vender um serviço ou produto, precisa usar uma linguagem mais clara possível, considerando o seu público-alvo.
Por exemplo, hoje em dia é comum vermos alguns vídeos em algumas plataformas, divulgando um cartão de crédito com uma linguagem mais atual, em alguns casos, usando até mesmo alguns dialetos. Isso atrai o público para o qual o anúncio foi criado.
Faça comparações
Fazer comparações é outra coisa que dá certo, e os bancos e fintechs devem explorar essa estratégia na sua escrita persuasiva. Por exemplo, as instituições em questão podem deixar claro o porquê o cliente deve escolher o seu produto ou serviço, deixando claro alguns pontos negativos da concorrência, mas sem citar o nome do concorrente.
Essa estratégia ajuda a enriquecer seus argumentos, levando o cliente a uma ação. É preciso deixar claro algumas situações reais que muitos passam e que podem ser solucionadas com o que está sendo oferecido em questão.
Conte uma história
Você já se perguntou por que as pessoas gostam tanto de novelas, filmes e séries? Porque são histórias contadas, ainda que de uma forma diferente.
O sucesso delas mostra o quanto as pessoas gostam de ouvir histórias, e isso deve ser uma estratégia usada por fintechs e bancos em sua escrita persuasiva. Essa história deve envolver o cliente, incentivando-o a tomar uma ação favorável à instituição.